Blog

Cama e Saúde tem tudo a ver!

Cama e saúde tem tudo a ver com saúde, sabia? E a falta de cuidados com a roupa de cama pode acarretar sérios problemas.

Por isso, neste Dia Mundial da Saúde, preparamos  algumas dicas para deixar a roupa de cama e a sua saúde nota 10.

Para começar, é importante saber que a qualidade do tecido da roupa de cama faz toda diferença!

O tecido mais indicado para as roupas de cama são os de algodão e malha. Além de serem tecidos leves, na maioria das vezes, não causam alergias. Além disso, são de fácil manutenção e não costumam deformar na lavagem. Assim, as bolinhas passam longe e você se sente bem!

E para manter as roupas de cama sempre saudáveis, a troca da roupa de cama deve ser feita semanalmente, a não ser que haja necessidade de trocar mais vezes. No caso das fronhas, é melhor ter um jogo extra: as trocas deveriam ser feitas duas vezes por semana. E estar guardada não significa estar livre de sujeiras. Aquelas roupas de cama que você menos usa e que ficam no armário também merecem água e sabão pelo menos de seis em seis meses.

A lavagem das roupas de cama é um capítulo à parte. E as fronhas merecem cuidado especial.

Nós transpiramos durante a noite e nosso cabelo fica em contato diretamente com o tecido. A oleosidade dos cabelos é transferida para a fronha e, para quem dorme de boca aberta, pode deixar escorrer saliva na fronha, causando mau cheiro e sujidade.

A falta de cuidados com as roupas de cama, principalmente com as fronhas, pode acarretar diversos problemas de saúde, como rinite, asma, bronquite. Pode também evoluir para quadros de infecção bacteriana secundária, como sinusites, bronquites infectadas e pneumonias.

Ácaro: o maior inigimo dos alérgicos

Mas porque tudo isso pode acontecer? Simples! Por causa dos ácaros que se acumulam na cama. Eles são animais microscópicos, que vivem dentro dos domicílios, próximos ao homem, uma vez que se utilizam das descamações de pele humana como principal fonte alimentar. Durante a noite, descamamos pele e, portanto, o ambiente de escolha para proliferação dos ácaros é a nossa cama, em especial o colchão, travesseiro e roupas de cama.

Então, para diminuir o incômodo, o quarto e as roupas de cama precisam estar sempre limpos, muito bem arejados e, de preferência, pegar sol.