Blog

Saiba o jeito certo de lavar roupas delicadas sem estragá-las.

Na hora de lavar roupas é difícil saber a melhor maneira de tratar peças delicadas como cashmere, lã, seda ou couro. Para esses tipos de tecido, o ideal é lavar todos à mão, mas, claro, a máquina de roupas existe para facilitar a vida. O importante é ficar atento para cuidados especiais na hora da limpeza seja na lavagem manual ou na máquina.

roupa_delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

O ideal é lavar à mão com sabão de coco e não esfregá-las. Dê umas leves amassadinhas e enxague na sequência. Cuidado, se for usar amaciante, para não deixar as roupas por mais que cinco minutinhos. Mas, claro, se você não tiver um tempinho para isso, procure utilizar o modo delicado na lavagem na máquina e, se possível, colocar as roupas de lã em saquinhos especiais para proteger as peças.

Couro

Nunca se esqueça: couro e água não combinam. A melhor forma de limpar um casaco de couro é utilizar um pano úmido sem qualquer produto. Nada de sabão, detergentes ou álcool. E, se algum líquido cair na roupa de couro, absorva o grosso da mancha com um guardanapo e limpe depois com um pano úmido. Se for uma daquelas manchas terríveis, umedeça levemente o pano com água, torça e esfregue o local com bastante cuidado.

Seda

Roupas de seda também merecem lavagens manuais. Para isso, use detergentes para roupas delicadas e sempre em pequena quantidade. Evite torcer ou esfregar suas roupas de seda. Na máquina de roupas, coloque sua peça delicada em uma sacola de malha e nunca coloque a opção centrifugar na máquina porque isso pode deixar marcas terríveis no tecido. E nada de secadora.

Cashmere

Não tem erro: o ideal é lavar à mão com sabão neutro. O amaciante, se quiser, é opcional. E nada de torcer a peça após a lavagem como se tivesse pegando o pescoço de alguém. O cashmere é uma roupa delicada, portanto, um jeito é “amassar” a peça como se fosse massa de pão para retirar o excesso de água. E, para secar, deixe a roupa deitada em um varal de chão ou mesa. Nada de colocá-la no varal e encher de pregadores porque isso pode danificar o tecido.