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Como ter uma ótima noite de sono

Quando nos preparamos para uma boa noite de sono, muitas vezes focamos nossa energia em criar a rotina de dormir ideal ou manter horários consistentes para ir para a cama e despertar.

E, embora essas coisas sejam importantes, elas deixam de lado um fator: o ambiente do quarto propriamente dito.

De acordo com pesquisas, o ambiente de dormir afeta muito a qualidade do sono, e há muitos aspectos que contribuem para um quarto ideal que raramente levamos em conta no dia a dia.

Esqueça os eletrônicos

Agora já sabemos que nossos televisores, smartphones e tablets emitem uma luz azul que interfere em nossa produção natural de melatonina, o que significa que não casam com o ambiente de um quarto para descansar.

Esteja atento aos despertadores também, há um estresse subliminar onde você continuamente olha o relógio para ver que horas são e quanto tempo mais tem para dormir.

Controle a iluminação

Cortinas para escurecer o quarto realmente ajudam. E você pode ser flexível. Pode ter cortinas com forros – um para privacidade e luz durante o dia, e outro que bloqueia o máximo de luz à noite.

Controle o barulho

Para os que moram em centros urbanos, onde o barulho do ambiente frequentemente interfere no sono, ou para aqueles que sofrem com um parceiro que ronca, use tampões de ouvido.

Mas, se isso for desconfortável, o uso de um ventilador ou purificador de ar pode ajudar, criando um ruído consistente, ao mesmo tempo em que melhora a qualidade do ar no quarto e o mantém em uma temperatura agradável.

Faça sua cama todas as manhãs

Fazer a cama todas as manhãs dá a sensação de dever cumprido logo ao acordar e, quando você chega em casa no final do dia, é muito agradável e relaxante ver uma cama bem-feita. Também protege a superfície da cama contra a poeira, mantendo-a limpa. Além disso, se você tiver animais de estimação em casa, ajuda a mantê-los no lado externo da roupa de cama, e não no interno. Também deixam a cama sem rugas, que são abrasivas para a pele e dificultam o adormecimento.

Troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana

Certifique-se de lavar sua roupa de cama frequentemente para evitar o acúmulo de ácaros — especialmente se seus animais de estimação dormem com você.

Quando se trata de decoração, prefira estampas e cores relaxantes

Embora não haja nada de errado em ter um quarto cheio de cores vibrantes e estampas fortes, é importante saber que esse tipo de design criativo não é o mais propício para dormir bem.

Cores suaves, opacas e até mesmo mescladas ou desbotadas são agradáveis. Prefira o sálvia, azul, marfim, cinza e branco. Estas são mais propícias ao sono. E ziguezagues, listras simples e medalhões suaves são estampas verdadeiramente relaxantes.

Quanto mais frio, melhor

Muitas vezes, as pessoas tomam banho ou uma ducha logo antes de dormir porque as ajuda a relaxar, mas isso aumenta a temperatura do corpo. E será mais difícil adormecer. Isso tem a ver com o ambiente onde você dorme, se a temperatura de seu corpo estiver mais fria, será mais fácil adormecer e permanecer dormindo.